top of page
Observação!

 

Hoje em dia existem diversos tipos de fertilizantes químicos disponíveis no mercado.

Superficialmente estes fertilizantes podem parecer uma boa escolha, porém, as consequências a longo prazo são prejudiciais para o consumidor final e, principalmente para a agricultura orgânica, na medida em que o uso recorrente de químicos empobrece e desgasta os solos, afectando a qualidade das culturas.

A actualidade dos solos
Realidade... 

Com o crescimento populacional e o consumo em massa, 99% dos produtores recorrem a produtos químicos para aumentar a sua capacidade de produzir e dar resposta às necessidades do mercado. Esta lógica de produção é errada e prejudicial à vida humana!

É urgente incentivar a agricultura biológica, é urgente fazer uso dos recursos naturais de que dispomos, o futuro da saúde física e mental de cada ser humano depende disso!

A Minhoca Californiana (Eisenia Fetida), também denominada de Vermelha da Califórnia, é uma espécie originária do Norte da Europa e recebeu tal nome por ter sido levada ao estado da Califórnia, nos EUA, para ser cultivada e comercializada em meados dos anos 50. Desde então, passou a ser reconhecida como a espécie de minhoca mais indicada para a produção de Húmus.

 

São várias características que justificam tal reconhecimento:

 

Peso e Tamanho

O peso médio das minhocas adultas varia de 0,8 a 1,0 grama. Na fase adulta pode chegar a 12 cm.

 

Longevidade

A minhoca californiana pode viver até 16 anos.

Alimentação

A quantidade de matéria orgânica digerida por uma minhoca californiana irá depender do seu tamanho e fase da vida. Uma minhoca adulta pode produzir diariamente uma quantidade de excremento (húmus) igual ao seu próprio peso.

Reprodução

Em média, 40 dias após seu nascimento as minhocas já se encontram sexualmente maduras, podendo então depositar um óvulo a cada 7 a 10 dias. Cada óvulo pode conter de 2 a 20 ovos que eclodem após 21 dias de incubação.

Minhoca Californiana
Curiosidade da Minhoca
Para além da sua utilização na Vermicompostagem, pode também utilizar a minhoca vermelha como alimento vivo para várias éspecies diferentes de animais.

 

Devido ás suas propriedade nutricionais a minhoca da Califórnia revelou ser um suplemento nutricional ideal, com componentes proteicos em quantidades naturais equilibradas para ser usado como alimento para animais com a finalidade de fortalecer massa muscular, dar resistência, energia a espécies de peixes, répteis e aves.

e ainda... para pesca desportiva como isco vivo!
Re - inovar!

A utilização de Húmus de minhoca é uma forma natural e económica de adubar, o processo de produção do húmus é simples e totalmente orgânico, evitando o empobrecimento do solo como consequência da fertilização sintética.

O húmus que tem como matéria prima as secreções de minhoca, enriquecem o solo de hormonas vegetais não sintetizadas, permitindo a absorção natural de nutrientes diferenciados e o crescimento saudável de plantas.

Porosidade do Solo:

O húmus de minhoca é importante principalmente para a porosidade do solo, pois o processo no qual a matéria orgânica passa no sistema digestivo da minhoca é o que faz com que o risco de erosão seja reduzido e que o solo tenha uma melhor absorção de água e de nutrientes.

Nutrientes:

Por possuir uma maior duração no solo, o húmus de minhoca também oferece uma quantidade alta e constante de nutrientes diversificados, além de garantir a proliferação de micróbios e bactérias essenciais para os processos enzimáticos da planta e do solo. Com essa nutrição as raízes crescem mais fortes e os metais pesados são aos poucos eliminados do solo.

 

Regula o pH:

Além disso, o húmus de minhoca ajuda a regular o pH da terra, tornando-o neutro. Esse equilíbrio do solo dispensa o uso de grandes quantidades de adubos, mesmo que orgânicos, e garante maior qualidade da agricultura orgânica como um todo.

Húmus

“O arado é uma das invenções humanas mais antigas e valiosas, mas muito antes de o homem existir a terra já era regularmente arada, e ainda continua a ser, pelas minhocas. Pode haver dúvidas quanto à existência de muitos outros animais que tenham desempenhado uma parte tão importante na história do mundo, como essas criaturas pouco organizadas”

(Charles Darwin 1881, A formação do húmus através da ação das minhocas)

bottom of page